data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação
A prefeitura adquiriu em março um novo tanque para transporte de água para os animais nas propriedades rurais
O município de Pinhal Grande começou a fazer racionamento de água nesta semana. O Departamento de Água do Município informou aos os moradores que haverá desligamento do sistema de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.
De acordo com o prefeito, Lucas Michelon (Progressistas), a iniciativa foi necessária por causa da estiagem dos últimos meses. Com isso, o nível dos poços e vertentes do município não é suficiente para a demanda.
- O que acontece é que ainda não nos recuperamos da seca do verão passado. Então, os reservatórios ainda não tinham voltado ao normal. Mesmo pequenos períodos sem chuva já impactam no abastecimento. Nosso objetivo é conscientizar a população para o consumo somente para o necessário - afirma.
Em Santiago, moradores do Bairro São Vicente encontram gafanhotos
Além disso, a prefeitura faz entrega de água em caminhão-pipa para mais de 20 famílias residentes no interior para consumo humano e também já é necessária destinação para animais.
Ainda segundo Michelon, a prefeitura e Defesa Civil já realizam levantamento sobre os impactos da estiagem, mas ainda não há previsão para assinatura de decreto de emergência, uma vez que é necessário dados mais efetivos sobre a produção agrícola.
A nova gestão municipal, que assumiu nesta semana, diz que já começou um estudo para perfuração de novos poços artesianos. A prefeitura deve destinar R$ 400 mil para o projeto.
*Colaborou Janaína Wille